Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Constroiweb Escola de cursos de Informática especializada em WordPress de Belo Horizonte https://curso.constroiweb.com.br/ Constroiweb.com.br - Escola de cursos de Informática especializada em Wordpress de Belo Horizonte Tue, 05 Aug 2025 05:21:27 +0000 en-US hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://curso.constroiweb.com.br/wp-content/uploads/2022/12/LOGO_CW-100x100.png Constroiweb Escola de cursos de Informática especializada em WordPress de Belo Horizonte https://curso.constroiweb.com.br/ 32 32 Curso de Web Design Pro https://curso.constroiweb.com.br/?p=14709 https://curso.constroiweb.com.br/?p=14709#respond Mon, 28 Oct 2024 13:07:08 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=14709 The post Curso de Web Design Pro appeared first on Constroiweb Escola de cursos de Informática especializada em Wordpress de Belo Horizonte.

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Aprenda como fazer um mapa de navegação do seu site https://curso.constroiweb.com.br/?p=9825 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9825#respond Fri, 31 Mar 2023 22:10:17 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9825 Você que lida todos os dias com um e-commerce, sabe o que é um mapa de navegação? Por dar resultados indiretos à loja virtual, esse arquivo tão importante é ignorado por muito gerentes que buscam otimizar sua indexação em sites de busca. Se você também não entende bem para que serve o sitemap, nós preparamos este artigo […]

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Você que lida todos os dias com um e-commerce, sabe o que é um mapa de navegação?

Por dar resultados indiretos à loja virtual, esse arquivo tão importante é ignorado por muito gerentes que buscam otimizar sua indexação em sites de busca.

Se você também não entende bem para que serve o sitemap, nós preparamos este artigo contando tudo sobre como gerar o arquivo e quais vantagens ele traz para o seu negócio. Vamos lá?

O Mapa De Navegação

O mapa de navegação, ou sitemap, é uma técnica comum utilizada há bastante tempo na internet para traçar o caminho a ser seguido dentro de um site. Geralmente, esse mapa é um arquivo XML ou HTML com a relação de todas as URLs disponíveis, a conexão entre elas e como estão organizadas por seções, data de modificação, hierarquia e outros parâmetros.

Embora não haja uma relação direta entre o sitemap e o rankeamento do seu e-commerce nos motores de busca, existem várias vantagens que transformaram a solução em padrão para lojas que querem tornar a busca por produtos mais intuitivos e rápida. Nós explicaremos algumas dessas vantagens mais abaixo.

A Diferença Entre Sitemap XML E HTML

Há duas formas comuns de criar um mapa de navegação: em um arquivo sitemap.xml ou em um sitemap.html. Enquanto o formato XML é obrigatório, ter os dois em seu site é extremamente indicado.

XML

O arquivo sitemap.xml é feito especialmente para os robôs dos motores de busca, que varrem as informações em busca de todas as URLs e criam a partir daí uma indexação para o seu e-commerce. Ele é fundamental para que a estrutura do seu site seja reconhecida e apresentada da forma mais adequada ao usuário que está pesquisando por termos relacionados.

HTML

Também é recomendada a criação de um sitemap.html, que funciona como um índice para o usuário comum em uma URL regular do site. Embora não seja obrigatório, essa é uma página que apresenta ao visitante todos os caminhos por seções e setores na loja, podendo ser útil para encontrar algum departamento que não foi apresentado pelo motor de busca.

As novas ferramentas de pesquisa interna de e-commerce estão cada vez mais inteligentes e atendendo a essa necessidade, mas o arquivo HTML ainda é uma saída interessante para dar mais direção ao consumidor.

A Importância De Um Bom Mapa De Navegação

O que faz muitos gerentes de e-commerces deixarem de dar importância ao mapa de navegação é que seus resultados são realmente difíceis de serem notados a princípio. O sitemap atua na sua loja virtual de forma muito mais indireta do que outras técnicas de SEO, embora seja tão importante quanto. Veja algumas de suas vantagens:

Otimização em mecanismos de busca

Embora não haja um impacto perceptível do sitemap no rankeamento das páginas, a indexação para exibição de resultados melhora consideravelmente quando o robô do motor de busca pode varrer o arquivo para definir sua estrutura.

Páginas com hierarquia maior e informações mais relevantes sobre produtos, ofertas e vantagens ficam em destaque na hora que um usuário procura por determinada marca ou preço de uma mercadoria. Com um caminho mais rápido para o que ele quer, a sua taxa de conversão pode melhorar de forma significativa.

Arquitetura mais organizada

Criar um mapa de navegação pode ser uma vantagem até mesmo para a sua organização interna do e-commerce. Ao criar o mapa, problemas de ordenação, relações inconsistentes entre URLs e seções bagunçadas podem surgir e dar a oportunidade de refazer a arquitetura do site. Quanto mais organizado for esse arquivo, mais fácil fica para o robô destacar as páginas certas.

Acesso mais fácil a produtos

Um mapa organizado facilita também para que o motor de busca encontre as URLs mais procuradas e com mais relevância na hora de exibir seus resultados. Isso pode criar links especiais bem rankeados para produtos mais populares, com taxa de conversão maior ou um grande número de visitas. Quanto mais curto for o caminho entre o interesse e a decisão de compra, menos chance você dá para que o cliente desista no meio do processo.

Menos dependência de links externos

Quando o site não tem um mapa de navegação, os robôs geralmente utilizam a relevância de links externos para indexar seu site. Isso cria distorções problemáticas, como dar prioridade a URLs que não são tão interessantes para o seu e-commerce e transformá-las em landing pages. O sitemap é uma forma de dizer ao motor de busca o que evidenciar no seu site, em vez de deixar que ele decida por conta própria.

A Criação De Um Mapa De Navegação Para O Seu E-Commerce

O sitemap pode ser criado tanto manualmente como utilizando ferramentas que automatizam esse trabalho. Se você preferir fazer por conta própria, vai precisar de um profissional com experiência em linguagens de programação para redigir instruções ao gerador do arquivo. A vantagem nesse caso é ter maior controle e, com isso, gerar um XML mais customizado.

Mas, na maioria dos casos, uma boa ferramenta especializada é capaz de rastrear o seu site e montar automaticamente o arquivo sitemap.xml. O resultado é bastante preciso e permite alguma alteração caso haja erro no resultado final.

Feito o seu mapa de navegação em qualquer um desses métodos, é só subir os arquivos XML e HTML para o servidor e notificar o Google e outros sites de busca. Isso fará com que os robôs acessem automaticamente o documento, leiam seu conteúdo e realizem a indexação para buscas futuras.

A Identificação De Problemas Com A Indexação Do Seu E-Commerce

Se mesmo com um sitemap gerado e indexado, sua loja está tendo problemas para aparecer bem nas pesquisas, pode ser que o problema esteja um passo antes da criação desse mapa, como uma arquitetura falha ou organização insuficiente.

Caso isso aconteça, é preferível voltar à estrutura do e-commerce e entender onde está a origem do problema, para só então refazer seu sitemap. Stress tests e outros testes realizados por bots podem ser a saída eficiente e econômica para otimizar a sua conversão, melhorar o rankeamento e aumentar a sua receita.

Afinal, em um mercado tão disputado quanto o e-commerce, onde basta um pequeno obstáculo para perder um consumidor para o concorrente, ter uma loja virtual bem organizada e um mapa de navegação que reflita essa arquitetura é essencial para alcançar aquela vantagem extra na luta pelo cliente.

Fonte: Codeby

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Modelo para criar Mapa do Site https://curso.constroiweb.com.br/?p=9820 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9820#respond Fri, 31 Mar 2023 21:55:55 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9820 Sobre o modelo de mapa do site Um fluxograma de sites mapeia a estrutura e a complexidade da sua plataforma atual ou do que você pretende desenvolver. Um sitemap bem estruturado torna, por exemplo, a experiência de busca dentro dele muito mais fácil. Idealmente, cada parte do conteúdo deve fornecer aos usuários resultados de pesquisa precisos, com […]

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Sobre o modelo de mapa do site

Um fluxograma de sites mapeia a estrutura e a complexidade da sua plataforma atual ou do que você pretende desenvolver.

Um sitemap bem estruturado torna, por exemplo, a experiência de busca dentro dele muito mais fácil. Idealmente, cada parte do conteúdo deve fornecer aos usuários resultados de pesquisa precisos, com base em palavras-chave relacionadas.

Equipes de produto, UX e conteúdo podem usar mapas do site para entender tudo o que está presente na plataforma, e assim planejar, adicionar ou reestruturar as informações para melhorar a experiência do usuário.

Gerador Visual de Sitemap

Modelo para criar Mapa do Site

Continue lendo para saber mais sobre mapas de sites.

O que é um mapa de site?

Um mapa do site funciona como um fluxograma, que pode ser usado como uma ferramenta de planejamento para ajudar a organizar a estrutura existente do site, priorizar as informações relevantes e eliminar conteúdo desnecessário ou duplicado dentro da plataforma. O mapa do site também pode ajudar seu time a identificar lacunas que servirão de base para a criação de um conteúdo futuro.

O fluxograma ajuda você a se concentrar na experiência do usuário e nos objetivos que ele e a sua empresa têm com a plataforma. Logo, criar um mapa do site contribui para a execução de projetos como lançamentos, auditorias ou a reestruturação do design da sua página na internet.

Idealmente, seus usuários não devem ficar confusos ao navegar em seu site ou interagir com qualquer conteúdo seu. Os mapas de site te ajudam a identificar áreas de atrito ou lacunas no fluxo de navegação do usuário, por isso pode ser construído a partir de uma estrutura de fluxograma.

Crie seu próprio mapa do site

Fazer um mapa do site é fácil. A ferramenta de lousa digital da Miro é perfeita para te ajudar a criar o mapa do site e compartilhá-los com as partes interessadas para testes e feedbacks. Comece selecionando o nosso modelo de mapa para sites, e siga as etapas para criar o seu.

1. Esclareça o propósito e os objetivos do seu site

Os sites devem ter foco e serem fáceis de navegar. Dentro do template da Miro, peça ao seu time para expressar os objetivos e os propósitos principais que enxergam em seu site usando o recurso de notas adesivas. Elas podem ser divididas em objetivos específicos e marcadas por diferentes cores para cada página de seu site. Seu mapa de sites deve te ajudar a determinar se cada página atual realmente atende aos objetivos definidos na criação dela. A forma como ela foi feita e as informações que contêm são suficientes para levar o visitante adiante?

2. Adicione wireframes e defina o seu fluxo

Você pode construir seu o fluxograma do seu mapa de site com base em um wireframe ou criar um modelo rápido com as formas e imagens de nossa biblioteca. Certifique-se de que a experiência do usuário está sendo representada com precisão e seu fluxo está indicado corretamente com as setas de direção.

3. Identifique se há conteúdo duplicado e sinalize-o para revisão

Use as etiquetas numéricas para mapear o fluxo de usuário e classificar a relevância de cada página do site, da maior para a menor. Sinalize o conteúdo duplicado com símbolos relevantes, como emojis. Faça o mesmo para marcar possíveis informações conflitantes ou páginas que não convertem.

4. Simplifique seu funil de conversão

Depois de terminar a adição das novas páginas ao seu fluxograma, faça um mapeamento e observe se existem etapas duplicadas no caminho que um visitante precisa percorrer para cumprir os objetivos do canal como fazer uma inscrição ou concluir uma compra. Quanto menos etapas, mais rapidamente seu usuário poderá ser convertido. Nesta etapa também é útil criar um mapa de pontos de contato com o cliente.

5. Compartilhe o mapa do site

Muitas pessoas estão envolvidas em lançamentos de sites, auditorias ou redesigns: desde web designers, gerentes de projetos, desenvolvedores, redatores, vendas, marketing (pelo menos!). Para alinhar todos dentro dos objetivos do projeto, você pode compartilhar o material, manter o fluxograma visível e facilmente acessível a todos.

Por que usar um fluxograma para criar mapa do site?

Um mapa de sites pode ajudar seus times de produto, UX ou conteúdo a:

  • Apresentar conteúdos que vão ajudar o usuário entender os produtos e serviços que você oferece
  • Reduzir links quebrados em seu site
  • Simplificar o funil de conversão para que o usuário precise dar menos passos antes de converter
  • Manter classificações mais altas nos mecanismos de busca e planejar atualizações regulares de conteúdo para manter uma vantagem competitiva
  • Iniciar um novo negócio, especialmente porque os mapas de site ajudam o conteúdo buscado a ser encontrado mais rapidamente
  • Convide sua equipe para colaborar, conforme as necessidades dos usuários, do conteúdo e da arquitetura do site evoluem
  • Use seu mapa de site também como referência para os projetos de web design. Fique de olho nos elementos finalizados, quais áreas precisam de desenvolvimento e quanto o seu time está progredindo.

Fonte: Miro

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O que é Briefing e qual o melhor modelo de briefing para site https://curso.constroiweb.com.br/?p=9817 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9817#respond Fri, 31 Mar 2023 21:44:55 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9817 Opa, se você está procurando respostas para O Que é Briefing? Briefing Significado? Qual o melhor Modelo de Briefing para Site? Ou precisa de bom Exemplo de Briefing? Então está no lugar certo. Realmente o briefing é um assunto muito importante para alinhar as expectativas de um cliente com o que ele realmente irá receber ao final […]

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Opa, se você está procurando respostas para O Que é BriefingBriefing Significado? Qual o melhor Modelo de Briefing para Site? Ou precisa de bom Exemplo de Briefing? Então está no lugar certo.

Realmente o briefing é um assunto muito importante para alinhar as expectativas de um cliente com o que ele realmente irá receber ao final do projeto, se você tem um bom modelo de briefing para site evitará muitos problemas, mas se você não tem um bom modelo de briefing para website, não se preocupe pois mostraremos um exemplo de briefing na prática para ajudar você.

Vamos abordar alguns conceitos do briefing, mas queremos levar você a um entendimento prático, pois o exemplo de briefing que mostraremos é o que utilizamos em nossa agência de marketing digital para mais de 20 mil projetos entregues.

Acompanhe conosco e ótima leitura.

Briefing significado

Antes de entrarmos na parte prática é importante alinharmos alguns conceitos como briefing significado e o que é briefing, e lembrando que iremos abordar sobre briefing para criação de sites, vamos lá.

Briefing ou comumente como se lê brífingue é uma palavra inglesa que podemos traduzir para resumo organizado em português.

Na prática ela o briefing significado ou propósito é coletar um conjunto de informações de forma bem organizada, com o objetivo de desenvolver trabalho alinhados aos anseios do cliente com a entrega de um projeto que um fornecedor irá desenvolver.

O briefing para criação de sites é muito utilizado, no mundo digital na área do design para criação de logotipo ou de uma peça publicitária, ou no web design para criação de sites ou lojas virtuais.

Por exemplo o briefing para criação de sites ajudará e muito no objeto, conteúdo e no layout de site.

Mas também pode ser utilizado em documentos, na criação de um produto físico, em engenharia, arquitetura ou qualquer projeto que tenha necessidade de coletar informações para transformá-la em uma entrega. Porém aqui iremos focar no exemplo de briefing para criação de sites.

Entendeu o briefing significado? Agora vamos nos aprofundar nos conceitos e entender o que é briefing, bora lá?

O que é briefing?

O que é briefing?

Nós utilizamos o modelo de briefing para site todas as vezes que um cliente fecha um contrato ou atualização de um projeto de website por exemplo. Para você entender o que é briefing, imagine que acabamos de fechar um contrato, seguimos os passos: 

  • Coletamos informações em uma reunião com o cliente;
  • Usamos essas informações para planejar e desenvolver o projeto;
  • Entregamos ao cliente exatamente aquilo que ele pediu.

Entendeu o que é briefing?

Neste exemplo de briefing contem informações claras e objetivas para que as expectativas do cliente estejam bem alinhadas, e você escolha a melhor estratégia para o projeto.

Tenha certeza que se a expectativa não estiver bem alinhada haverá um grande problema, vamos ver isso agora na pratica.

Como fazer um briefing para criação de sites

briefing para criação de sites

Se observarmos a imagem acima, ele apresenta bem como fazer um briefing para criação de sites e alguns cuidados que você precisa ter.

O cliente explica os detalhes do projeto, suas expectativas – um balanço com três alturas de madeira, do lado direito da árvore.

O vendedor com um briefing ruim entende – um balanço de uma altura, de madeira, no meio da árvore.

O Design projeta – um balanço de uma altura, de madeira, muito sofisticado cortando a árvore ao meio.

O programador por sua vez construiu – um balanço de uma altura, de madeira, completamente seguro a prova de tombos.

O marketing descreveu o seguinte projeto – um balanço com um sofá superconfortável, com diversas funcionalidade.

A documentação do projeto – absolutamente nada.

Quais as funcionalidades foram instaladas – nenhuma.

Quais os custos envolvidos no projeto – o preço de uma montanha russa.

A manutenção do projeto – nenhuma.

E o que o cliente realmente queria – Um balanço com um pneu para relembrar sua infância.

Esse é um exemplo de briefing que não vai funcionar para nenhum projeto, por isso você precisa ter um modelo de briefing para site adequado.

Seu briefing precisa ser muito claro, com todas as informações necessárias, pois isso é o que acontece na comunicação diária.

Então entenda se o cliente entendeu o que você entendeu. Certo?

Trabalhe com um briefing de tal forma que todos entendam o que é um balanço, com isso as expectativas ficarão alinhadas.

Um bom exemplo de briefing pode ser:

  • Objetivo
  • Exemplos de concorrentes que o cliente gosta
  • Exemplos de concorrentes que o cliente não gosta
  • Cores
  • Layout
  • Conteúdo
  • Perfil do cliente

Isso pode ser um exemplo de briefing adequado.

Modelo de briefing para website

Elementos de um bom modelo de briefing para website

Então recapitulando, o briefing visa coletar todas as informações importantes para a construção do projeto, em nosso caso em particular a criação de uma loja virtual ou de um site.

Agora que você já aprendeu o que é briefing e o briefing significado, vamos detalhar mais um bom exemplo de briefing em um projeto, veremos agora algumas etapas importantes e que não deveriam faltar em nenhum briefing.

Reunião inicial

Será coletado a ideia do cliente, o objetivo do website, as expectativas e as necessidades.

Em um site por exemplo: Quantidade de páginas, complexidade, linguagem a ser utilizada, cores, exemplos de websites que o cliente gosta e que não gosta também, e outros elementos importantes.

Como o mundo parece que vive sem tempo, evite excesso de reuniões.

Proposta

Aqui deixe tudo claro para o cliente o que irá e o que não irá conter no projeto, e pergunte se ele entendeu, e o que ele entendeu.

Deixe a compreensão mais clara possível, isso ajudará nas outras etapas.

Briefing para criação de sites

Em um briefing para criação de sites é importante coletar:

  • Objetivo do projeto e da empresa
  • O conteúdo de cada página
  • A preferência visual do cliente
  • Informações sobre o cliente
  • Detalhes de produtos e serviços
  • Concorrentes
  • Público-alvo e seu perfil
  • Quais os diferencias do cliente
  • Valores da empresa
  • Certificações e prêmios alcançados
  • Preços e condições

Não faça um briefing muito longo e preencha o briefing detalhadamente para não existir erros de interpretação, retrabalho, atrasos e prejuízos.

Prefira respostas mais fechadas possíveis do que respostas subjetivas, você poderá se assustar se deixar apenas respostas subjetivas.

Com o passar do tempo seu modelo de briefing para site vai se aperfeiçoando. 

Design

Neste momento fazer desenhos e layouts é uma ótima opção, afinal mais de 80% da população é visual.

Nesta etapa solicite uma aprovação do cliente, isso garantirá problemas futuros.

Colete de uma só vez todas as alterações do cliente, se isso não acontecer pode ter certeza que o projeto não terá fim.

Mãos na massa

Após o briefing pronto é hora de ir para a implementação do projeto.

A comunicação entre cliente e fornecedor é muito importante, por isso deixe seu cliente informado dos próximos passos do projeto.

Se você está buscando um exemplo de briefing para criação de sites, de uma olhada nesse conteúdo sobre como criar um site, ele é super completo.

Exemplo de Briefing Pronto

Para facilitar ainda mais a sua compreensão vamos mostrar um exemplo de briefing que utilizamos aqui na nossa agência de marketing digital, tenha algo objetivo como: 

Exemplo de Briefing Pronto

Esse EXEMPLO DE BRIEFING precisará ser adequado para cada tipo de projeto, mas já dá para ter uma ideia do que conter.

O que não deve ter em um briefing

Não tenha muita formalidade, ou seja, muito técnico, e tenha em mente que o documente deve seguir de uma boa conversa para o entendimento de tudo, nada substitui a humanização.

Nunca seja apenas receptivo, ou seja, entenda se o que o cliente está lhe transmitindo é aquilo que você está entendendo, e vice-e-versa.

Não tenha o briefing como um trilho, mas uma trilha, ou seja, pode existir informações que você coletou na reunião que não está especificado no briefing, anote-a.

Não seja extremista, o equilíbrio é algo fundamental em projetos. E sempre seja muito verdadeiro, se você não conseguirá atender uma funcionalidade, uma demanda, ou uma expectativa, deixe isso muito claro e documentado.

Esse EXEMPLO DE BRIEFING ficou claro para você? Se precisar de alguma ajuda, fique à vontade para falar conosco.

O que torna um briefing uma ferramenta eficaz?

O que torna um briefing uma ferramenta eficaz?

Um bom briefing pode garantir que o projeto seja exatamente do jeito que você, ou o seu cliente, imaginou. Só isso mostra o porque essa ferramenta é indispensável para uma equipe de marketing, planejamento e criação.

Além disso todos os envolvidos do projeto terão uma ampla noção do inicio, meio e final de cada fase do projeto e onde ele deve chegar.

Uma das frases que mais circulam grandes agência é “grandes projetos começam com um ótimo briefing.”

Existem grande vantagens em trabalhar em um briefing completo. Os principais são:

O trabalho executado será próximo aquilo que o cliente quer

Um bom briefing (o cliente pode preencher sozinho ou com a ajuda de um profissional da agência) deixa claro quais são as metas e objetivos de uma campanha ou projeto.

Essa clareza permite que os profissionais foquem toda a sua criatividade naquilo que o cliente realmente precisa.

Um bom briefing ajuda a economizar tempo e dinheiro

Sem um bom briefing, os profissionais vão trabalhar a partir daquela temível frase: “é isso que você quis dizer? Não? Então vamos fazer mais uma opção”.

Os criativos e todos os profissionais envolvidos podem criar projetos incríveis e eficazes, pensando na experiência do usuário.

Mas se tudo o que foi criado não for aquilo que o cliente realmente precisa, tudo deve ser descartado e feito do zero. Isso significa que tempo e dinheiro foram gastos sem necessidade.

Um bom exemplo de briefing ajuda a precificar serviços

Desde o início é necessário saber o que se espera do trabalho, o que será criado e qual o caminho que será trilhado para alcançar o sucesso. Tudo isso pode ser avaliado e precificado logo no desenvolvimento do briefing.

Além disso você consegue ter uma ideia mais clara de tudo o que seu cliente deseja, assim facilita entender a precificação. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre O QUE É BRIEFING? Aproveite para conferir outros posts como esse em nosso blog, ou se quiser nos acompanhe nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Instagram ou no YouTube.

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Briefing para desenvolvimento de web sites: considerações, dicas e modelos https://curso.constroiweb.com.br/?p=9814 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9814#respond Fri, 31 Mar 2023 21:42:31 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9814 Um dos pilares do sucesso de um bom web site é fazer um bom briefing com o cliente. Um briefing bem feito e executado pode determinar se um site será bom ou ruim – baseado nas necessidades e expectativas de projeto que o cliente tem. Para os iniciantes em desenvolvimento web, e mesmo para quem já atua na área a certo tempo, […]

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Um dos pilares do sucesso de um bom web site é fazer um bom briefing com o cliente. Um briefing bem feito e executado pode determinar se um site será bom ou ruim – baseado nas necessidades e expectativas de projeto que o cliente tem.

Para os iniciantes em desenvolvimento web, e mesmo para quem já atua na área a certo tempo, uma “pedra no sapato” muito comum é a falta de um bom briefing – ou modelo de briefing – e de uma boa entrevista com aquele que vai encomendar o web site (potencialmente falando). Não é incomum o fato de um cliente não gostar do resultado final de um projeto web em função de um briefing mal feito ou desfalcado, que não recebeu a devida atenção de quem o fez e não foi feito e estudado com bastante cuidado.

Neste artigo, falo um pouco sobre como fazer um bom briefing com o cliente e apresento uma proposta de briefing que, a meu ver, serve perfeitamente como base para qualquer pessoa fazer o seu próprio briefing de desenvolvimento de web sites, conforme suas preferências, necessidades e gosto pessoal.

O que é “Briefing”?

A definição de “briefing“, segundo o Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0:

1. Conjunto de informações básicas, instruções, diretrizes, etc., elaborado para a execução de um determinado trabalho, ou missão militar, etc.

2. Reunião onde se definem essas instruções, diretrizes, etc.

A Wikipédia, por sua vez, define briefing da seguinte maneira:

O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizadas em administração e na publicidade.

O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

Um amigo meu definiu briefing como “uma palavra ‘fresca’ para umas perguntinhas que se faz ao cliente sobre o que ele quer no site”. 😀

Basicamente, é mais ou menos isso, mesmo: o briefing é um conjunto de perguntas e/ou atividades que servem para determinar como se dará o projeto, elaboração e execução de determinada coisa – no caso, a “coisa” é um web site.

Como fazer um bom briefing?

Quando procuramos na internet sobre briefing e quais as melhores maneiras de se fazer um, encontramos diversas opiniões, modos de pensar, pareceres, dicas e até modelos prontos de briefing para web sites. Assim como acontece com muitas coisas que procuramos na internet (em especial na web), fica difícil “tomar um rumo” e escolher tal ou qual maneira ou resultado para seguir, em face à imensidão de resultados e possibilidades que nos são apresentadas.

Pessoalmente, creio que o melhor é filtrar alguns resultados/modelos que pareçam de melhor qualidade e confiabilidade – usando sempre o bom senso e discernimento pessoal para esta decisão – e, depois de uma filtragem inicial, pegar “o que sobrou” e, a partir disso, elaborar o próprio briefing, baseado nas escolhas pessoais e modo de trabalho.

briefing deve ser feito na primeira reunião com o cliente, preferencialmente em um encontro pessoal. A vantagem de se encontrar pessoalmente com a pessoa que irá contratar seus serviços é poder “sentir” melhor o que a pessoa está realmente precisando e/ou buscando, além de você poder auxiliar e explicar melhor para o cliente o teor e objetivo de cada pergunta.

Encontrando-se cara-a-cara com a pessoa, é mais fácil de mostrar quem você realmente é e uma excelente forma de seu cliente e você estreitarem ainda mais os laços profissionais que, se tudo correr bem, irá uní-los.

Entretando, pode ser que fique complicado de se encontrar pessoalmente com o potencial comprador do web site. Para sanar essa questão, algumas medidas podem funcionar:

  • Briefings por e-mail. Esta abordagem seria a mais simples e “tradicional” quando o assunto é web. Enviar as perguntas do briefing por e-mail e receber as respostas também por e-mail é algo fácil, relativamente fácil e, até certo pronto, eficiente;
  • Conversa por mensageiros instantâneos. Os instant messengers são usados pela maioria das pessoas que trabalham com web – ou que acessam a rede mundial várias horas por dia. Fazer um briefing com o cliente através de um instant messenger é mais demorado, mas dá um toque mais pessoal a todo o processo;
  • Vídeo conferência. Realizar uma vídeo-conferência é bem próximo de se encontrar pessoalmente com o cliente. Para quem vai fazer um briefing com pessoas de outros estados ou países, este deve ser o meio de escolha adequado;
  • Sistema web de briefings. Para desenvolvedores web é bastante simples montar um sistema online para realização de briefing. Um exemplo seria definir um esquema de IDs para os clientes e programar um formulário com as perguntas separadamente, para cada um; as respostas seriam armazenadas em um banco de dados e/ou num arquivo, como um XML, por exemplo;
  • “Misturar” diversos técnicas. Dependendo do caso, pode ser eficiente “misturar” diversas destas técnicas de feitura de briefing. Por exemplo, pode-se enviar um e-mail com as perguntas e, em uma vídeo-conferência, fazer um acompanhamento com o cliente para auxiliá-lo a responde-las. Outro: elaborar um sistema online para a pessoa responder às perguntas do briefing e enviar as respostas para seu e-mail. Recorra à sua criatividade e certamente bons resultados serão encontrados.

Estratégias para fazer um briefing eficiente

Pessoalmente, sigo a metodologia de que são necessários, no mínimo, 2 encontros com o cliente com, conseqüentemente, 2 briefings:

  1. “Briefing Preliminar”. Define-se, sem muito detalhamento, quais as necessidades do cliente, baseando-se em seu público-alvo, os objetivos que quer alcançar com o site, breves informações sobre sua concorrência, dentre outros. Este é o “briefing base”.
  2. “Briefing Completo” ou “Briefing Detalhado”. Este, sim, é o briefing que trará maior nível de detalhamentos sobre o projeto, necessidades e especificações do site, estratégias de divulgação, informações sobre design e mais.

Briefing Preliminar

O primeiro briefing a ser feito serve para você ter um primeiro contato com as necessidades e ideias que do cliente. O interessante, nesta fase inicial, é conversar bastante com o cliente e tentar captar, ao máximo, o que está “oculto”. Sim, existem necessidades ocultas em todo projeto que, por motivos diversos, o cliente não pode ou não quer falar.

É papel de quem realiza o briefing “extrair” do cliente coisas que nem ele mesmo sabe que quer e/o precisa e, em função disso, trazer uma qualidade maior para o projeto e possível resultado final deste. Fazer um briefing de qualidade demanda prática!

As perguntas para este primeiro encontro podem ser de caráter mais geral, mas com o objetivo de um mínimo de informações sobre as características do projeto, tais como:

  • Público-alvo;
  • Objetivos do web site;
  • “Imagem” que o cliente quer passar para os visitantes;
  • Análise da concorrência.

Outras coisas mais podem ser abordadas; entretanto, estes são elementos básicos que devem figurar no primeiro briefing. É muito importante sair do encontro com pelo menos estas informações.

Muita gente, quando vai fazer este primeiro briefing, prefere levar papel e caneta; isso dá um toque pessoal à reunião e contato com o cliente. Pode parecer bobagem, mas o simples ato de mostrar sua caligrafia transmite pessoalidade e mostra que você não se importa de “perder tempo” escrevendo informações sobre o projeto ao invés de digitar tudo.

Em alguns casos, especialmente os que a pessoa que responderá às perguntas é muito ocupada ou terá que sair em breve para um compromisso, pode ser conveniente levar um notebook. Mas, como disse, este primeiro briefing é rápido e serve para obter as informações mais básicas sobre o site que deve ser desenvolvido.

Briefing Completo ou Briefing Detalhado

Como dito, este é o briefing que será feito posteriormente ao briefing preliminar e que serve para detalhar tudo o que foi aprendido por você sobre o negócio, produto ou empresa de seu potencial futuro cliente. As perguntas que formam esta segunda parte da “entrevista” feita com seu cliente lhe darão informações mais profundas, confiáveis e com qualidade superior.

Em função de, nesta fase, o número de perguntas ser maior e a necessidade de as respostas para estas perguntas também precisarem ser mais minuciosas, é importante que se disponha de mais tempo para a realização deste briefing. Para tanto, evite agendar o encontro em “horários de pico” da pessoa e, previamente, avise que o encontro de vocês precisa ser mais prolongado que da última vez.

Seja transparente e tenha em mente que “o combinado não sai caro”. Se você for honesto com aquele que responderá a essa segunda fase de perguntas e deixar claro, desde o início, que vocês precisarão de tempo maior para este segundo encontro, certamente a pessoa ficará satisfeita com sua sinceridade e feliz por poder fornecer mais informações que, conseqüentemente, farão com que o resultado final de seu web site seja melhor.

briefing completo pode ser dividido em seções, para facilitar o entendimento da pessoa que responde às perguntas e evitar uma eventual fadiga por parte de quem o faz. Por exemplo, as perguntas deste briefing pode ser divididas da seguinte maneira:

  • Estratégia;
  • Informações gerais;
  • Público-alvo;
  • Conteúdo;
  • Aparência (design);
  • Outras informações.

Colocar cerca de 3 a 6 perguntas em cada uma das seções já deve bastar para colher as informações necessárias.

Considerações finais

Fazer um briefing de qualidade, que realmente “extraia” do cliente todas as informações que você precisa para elaborar um projeto que seja bom, é realmente uma questão de prática. Mesmo alguns daqueles que trabalham no ramo de desenvolvimento para web há anos consideram que ainda não sabem fazer um briefing que consiga, plenamente, fornecer o que é preciso para se fazer o site.

Portanto, não desanime caso fique um pouco nervoso e inquieto ou não consiga ser natural e espontâneo nos primeiros briefings que fizer. A prática e consequentes anos de experiência o levarão a um patamar que você irá gostar, esteja certo! 😉

No fim do artigo há um arquivo comprimido com algum material de apoio para lhe ajudar:

  • “Briefing Preliminar” (em formatos .odt e .doc). Este é um modelo de Briefing Preliminar em uma folha mais apresentável, para causar uma boa impressão no cliente no momento da reunião;
  • “Briefing Completo” (formato .txt). Uma proposta para o Briefing Completo. Este deixei em formato texto puro, somente com as perguntas, para que você exercite sua capacidade criativa e faça sua própria apresentação melhorada. Tenho certeza de que ficará ótimo!

Espero que este material seja de valia para que você possa conhecer alguns dos principais aspectos de um briefing para sites e espero, sinceramente, que consiga realizar seus próprios briefings com cada vez mais qualidade e confiança em si mesmo.

Fonte: Desenvolvimento para Web

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Imagine que você vai construir uma casa e o seu primeiro passo é ir à loja de material de construções e comprar cimento, tijolos e telhas, mas você ainda nem tem um terreno. A chance de escolher produtos desnecessários e perder dinheiro é muito grande. Num projeto web não é diferente: é imprescindível planejar todas […]

Imagine que você vai construir uma casa e o seu primeiro passo é ir à loja de material de construções e comprar cimento, tijolos e telhas, mas você ainda nem tem um terreno. A chance de escolher produtos desnecessários e perder dinheiro é muito grande. Num projeto web não é diferente: é imprescindível planejar todas as etapas, desde a elaboração do briefing até a entrega, para garantir a satisfação do cliente.

O sucesso de um projeto web depende muito da participação de todos os envolvidos. Por isso, é fundamental que o desenvolvedor deixe isso bem claro ao cliente e explique todos os passos que serão realizados. Porém, na correria do dia a dia é comum que o planejamento seja deixado de lado, o que pode comprometer o andamento e a entrega do projeto. Neste post você verá algumas dicas simples, mas que são essenciais para o desenvolvimento e o resultado positivo de qualquer projeto web.

Projeto web: planejar é preciso!

Devido à transformação digital, as marcas necessitam estar cada vez mais presentes na vida dos consumidores, de modo full-time. Atualmente, quem trabalha com desenvolvimento para mobile e algumas linguagens de programação específicas tem notado a demanda crescente. Segundo a Época Negócios as empresas perceberam que o investimento em digital não é mais um extra, pelo contrário, é primordial para o posicionamento.

Você trabalha com programação de sites e, vamos supor que recebeu uma demanda nova de um cliente. Sem detalhar muito o escopo do projeto você estima que é possível entregar o job em 30 dias. Satisfeito com a promessa, o cliente contrata o serviço. Mas, quando o designer entrega o layout deste projeto web você percebe que é algo super complexo e inviável de programar no prazo previsto inicialmente. Assim começam muitos dilemas de quem trabalha com desenvolvimento web. Por isso, o planejamento é uma prática que precisa fazer parte de todos os seus projetos.

Para ter êxito em qualquer projeto web, é imprescindível dimensionar corretamente todas as demandas, o que contribui para aumentar sua credibilidade como profissional e ter clientes satisfeitos. Outra vantagem do planejamento é a facilidade de precificar os seus serviços. Muitos desenvolvedores não sabem como cobrar por um projeto web e na maioria das vezes isso ocorre porque o escopo do trabalho não está claro.

O passo a passo do planejamento para desenvolvedores

1) Briefing

A primeiro etapa de qualquer projeto web é o briefing, quando o cliente expõe suas necessidades, apresenta referências e, quando possível, informa o budget disponível. É fundamental que o briefing seja bem completo e muito disso depende do desenvolvedor, que em geral está mais familiarizado com a tecnologia do que o cliente. Portanto, faça muitas perguntas, estimule a participação do cliente e alinhe as expectativas.

2) Cronograma

Com o escopo do projeto web definido é hora de elaborar um cronograma de entregas. Para isso, é fundamental que o desenvolvedor seja realista quanto ao tempo de dedicação necessário para entregar a demanda e sua disponibilidade para trabalhar nela. Com esse panorama ficará mais fácil precificar o projeto web e estabelecer as datas de entregas. Uma boa prática é apresentar ao cliente o andamento de cada uma das etapas, o que ajuda a identificar eventuais falhas de comunicação e corrigi-las ainda durante o desenvolvimento.

3) Benchmarking

Depois de preparar o briefing do cliente e aprovar o cronograma de entrega e o valor do projeto, é importante fazer um benchmarking antes de colocar a mão na massa. Pesquise a concorrência, analise o mercado e o comportamento do público antes de planejar efetivamente cada uma das etapas de desenvolvimento.

4) Planejamento

Antes de qualquer código é importante ter um planejamento que irá nortear o seu projeto web. Isso inclui desde a arquitetura da informação, com foco na experiência do usuário, até um sitemap completo e o wireframe, com a distribuição dos conteúdos. Essa etapa também pode ser apresentada para validação do cliente, esclarecendo dúvidas e já reparando possíveis falhas.

5) Desenvolvimento

Depois de tudo planejado, é hora de o projeto web finalmente sair do papel. O design irá nortear e orientar toda a programação do site, por isso comentamos anteriormente a importância de um bom briefing. Quando design e desenvolvimento andam juntos fica mais fácil atender aos prazos e cumprir as etapas previstas no escopo.

6) Testes

Com o projeto web pronto, o momento é de começar os testes para corrigir scripts de programação e validar a versão final com o cliente. É importante verificar performance, segurança, testar todos os serviços do site. Escolha um serviço de hospedagem de site que esteja preparado para receber o número de acessos previstos. Para isso, verifique a compatibilidade com o protocolo SSL e até se o painel de controle é intuitivo, permitindo que o próprio cliente acesse, se necessário.

7) Publicação e Manutenção

A sua atividade não precisa acabar quando o projeto web é entregue. Ofereça ao cliente serviços de suporte técnico, atualização, acompanhamento regular e até análises de desempenho de acessos. Essa oferta de outras atividades pode transformar o que era só um job em um trabalho recorrente e aumentar a sua renda.

Se você ainda não dá muita atenção ao planejamento dos seus projetos web, compartilhe conosco quais são suas maiores dificuldades. Num próximo post podemos sugerir dicas sobre como superá-las.

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Briefing https://curso.constroiweb.com.br/?p=9431 Mon, 09 Jan 2023 16:23:18 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9431 Antes de dar o pontapé inicial em qualquer projeto, é fundamental ter um briefing em mãos. Na verdade, a elaboração do briefing é o primeiro passo para a execução de um projeto, pois é ele que determinará as etapas a serem seguidas rumo ao sucesso de sua iniciativa interna ou ao objetivo desejado pelo cliente. Hoje você […]

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Antes de dar o pontapé inicial em qualquer projeto, é fundamental ter um briefing em mãos. Na verdade, a elaboração do briefing é o primeiro passo para a execução de um projeto, pois é ele que determinará as etapas a serem seguidas rumo ao sucesso de sua iniciativa interna ou ao objetivo desejado pelo cliente.

Hoje você vai descobrir o que é briefing, sua importância para os negócios e um breve passo a passo de como elaborar um para a sua campanha de marketing ou ações publicitárias.

Confira e descubra a importância do briefing para o sucesso do seu projeto ou job.

Leia também: Modelo de briefing: as 8 etapas para uma campanha de sucesso

O que é briefing?

Indo direto ao ponto, o briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto.

Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto. Assim, as equipes envolvidas terão um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos planos de ação.

O briefing do projeto é redigido de maneira sucinta e objetiva, servindo como um material de consulta e para embasar as estratégias e as tomadas de decisão. Essa é a definição de um briefing de projeto de modo geral. Mas o que é briefing de marketing?

De um modo geral, o briefing de marketing segue todas essas diretrizes. Ele funciona como uma descrição do trabalho que será realizado e pode estar endereçado para sua agência de publicidade ou para sua área de comunicação dentro da empresa.

A importância do briefing

Pelo que você leu acima, já deu para perceber o quanto o briefing é importante para o sucesso de diversos projetos, certo? Porém, de forma prática, ele contribui para melhorar processos como:

Organização

O briefing é importante para a organização dos trabalhos, pois ele reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto.

O seu conteúdo pode ser segmentado por equipe. Assim, os times de planejamento, criação e mídia, por exemplo, saberão quais são as principais informações e como cumprir o seu papel para chegar ao resultado final.

Leia mais: Passo a passo para fazer um planejamento estratégico

Assertividade

Quando você conhece mais sobre a empresa, o mercado, o público-alvo e os objetivos do projeto, é possível ter mais assertividade nas tomadas de decisão e alcançar os resultados esperados.

Ou seja, o briefing é importante para que se consiga atender às expectativas de maneira mais precisa.

Direcionamento

Como vimos lá na definição sobre o que é briefing, esse documento servirá como um guia para as equipes.

Portanto, a importância do briefing está em direcionar as ações e evitar que os envolvidos na execução se percam no meio do caminho e acabem desperdiçando tempo e outros recursos com tarefas menos importantes ou desnecessárias.

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Como vender semijoias pela internet em 6 passos [+ exemplos] https://curso.constroiweb.com.br/?p=9383 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9383#respond Wed, 14 Dec 2022 18:55:42 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9383 Se você quer empreender, saber como vender semijoias pode ser uma excelente ideia. Isso porque essa é uma alternativa rentável que não exige tanto investimento inicial. Uma vez que você pode começar comprando apenas algumas peças para revender e, com o crescimento do negócio, investir em novos produtos. Além disso, esse é um ramo que está cada […]

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Se você quer empreender, saber como vender semijoias pode ser uma excelente ideia. Isso porque essa é uma alternativa rentável que não exige tanto investimento inicial. Uma vez que você pode começar comprando apenas algumas peças para revender e, com o crescimento do negócio, investir em novos produtos.

Além disso, esse é um ramo que está cada vez mais em alta, já que as pessoas utilizam os acessórios em seu dia a dia para complementar os looks. Além do mais, as tendências estão sempre mudando, então a rotatividade do mercado é grande.

Por isso, para te ajudar a se destacar nesse mercado, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre como vender semijoias pela internet. Vamos lá?????

1. Escolha uma plataforma de e-commerce

O primeiro passo para ter sucesso na venda de semijoias pela internet é escolher uma boa plataforma de e-commerce. Pesquise as existentes no mercado e leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Os planos e preços cabem no seu bolso?
  • Possui meios de pagamento e gateway de frete integrados?
  • O painel de administração é fácil e intuitivo?
  • Oferece integração com os canais de venda que pretende utilizar?
  • O suporte ao cliente é satisfatório?

Busque responder essas perguntas analisando a realidade do seu negócio.

2. Defina o público-alvo

Saber para quem você deseja vender é primordial no momento de abrir uma loja virtual de semijoias. Isso porque, ao ter seu público-alvo em mente, é possível criar estratégias de marketing e vendas certeiras.

Sugerimos ainda que vá além e crie a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do cliente ideal. Por meio dela é possível conhecer diversas informações, como os hábitos de compra, quais as redes sociais preferidas e quais os produtos desejados, por exemplo.

Ao ter todas essas informações em mãos você pode começar a investir nos produtos certos e montar estratégias de promoções e divulgações que façam sentido para os seus clientes. Ou seja, ao escolher um público específico, fica mais fácil suprir suas necessidades e demandas com sucesso.

No momento de vender semijoias é fundamental se dedicar na criação de uma identidade visual forte e alinhada com o propósito do negócio. Ou seja, chegou o momento de criar uma marca única, com um nome e slogan criativo, além de um logotipo e cores que sejam harmônicas entre si.

3. Eleja os fornecedores

Escolher bons fornecedores para a sua loja virtual é um passo importante e que requer muita atenção, já que é necessário comparar preços, verificar a qualidade das peças e se atentar aos prazos de entrega.

É a definição dos fornecedores que dita a qualidade dos produtos oferecidos em sua loja. Portanto, é necessário optar por aqueles que utilizam boas matérias primas e oferecem mercadorias de qualidade.

Então, dedique tempo e atenção para buscar bons fornecedores que, além da qualidade, também ofereçam preços competitivos e prazos de entrega satisfatórios.

4. Capriche na identidade visual

Se a sua loja de semijoias tem como público-alvo garotas jovens, por exemplo, uma boa opção é escolher uma paleta de cores rosa, já que a cor expressa romantismo e delicadeza. Agora, se a sua marca tem como persona mulheres maduras, você pode considerar uma paleta de cores preto que está diretamente associada à elegância e poder.

5. Ofereça um bom atendimento ao cliente

Um atendimento de excelência que se preocupa com toda a jornada do cliente desde a descoberta até o pós-venda é uma das principais causas de satisfação e fidelização do cliente.

Então, ao decidir vender semijoias pela internet, é importante se dedicar à estruturação do atendimento ao cliente da sua empresa. Para isso, busque estar presente nos canais que o seu público-alvo utiliza, prestando atendimento quando surgirem dúvidas sobre os produtos e até mesmo estando a postos para ouvir feedbacks e reclamações.

A nossa dica aqui é que a sua loja veja todos os contatos com a clientela como uma oportunidade de melhoria, já que é por meio deles que você será capaz de medir a satisfação dos seus clientes e também ter novas ideias de produtos e serviços que podem ser oferecidos.

6. Use as redes sociais

Por fim, esteja presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público ideal. Atualmente, o Instagram tem se destacado entre os consumidores e a rede tornou-se uma maneira de promover as marcas, atraindo clientes e gerando vendas.

Nela, é possível gravar Stories mostrando o dia a dia da sua empresa, produzir Cenas (ou Reels) anunciando os lançamentos, oferecer cupons de desconto exclusivos para aqueles que conheceram a sua marca por meio da rede social e muito mais.

O TikTok também se popularizou entre as empresas. Então, estar presente nessa rede possibilita que a sua marca viralize por meio das trends (ou tendências em português) que são populares no aplicativo. Além disso, é possível se aproximar do seu público de forma divertida e descontraída.

Fonte: https://www.nuvemshop.com.br/

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O que são vendas online e como vender pela internet? https://curso.constroiweb.com.br/?p=9380 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9380#respond Wed, 14 Dec 2022 18:14:34 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9380 Escolha os produtos Ao pensar em brinquedos, temos diversas possibilidades, por isso, o primeiro passo para ter sucesso nesse ramo é escolher quais produtos vender. Se, no começo, você montar uma loja tentando atender todos os tipos de públicos dificilmente terá sucesso. Então, para te ajudar, separamos algumas dicas de como escolher os brinquedos para […]

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Escolha os produtos

Ao pensar em brinquedos, temos diversas possibilidades, por isso, o primeiro passo para ter sucesso nesse ramo é escolher quais produtos vender. Se, no começo, você montar uma loja tentando atender todos os tipos de públicos dificilmente terá sucesso.

Então, para te ajudar, separamos algumas dicas de como escolher os brinquedos para vender. Você pode optar por:

  • Brinquedos educativos: jogos de tabuleiro, aramados, brinquedos montessorianos, pinos de encaixe, quebra-cabeça e mais;
  • Brinquedos para bebês: tapete lúdico, móbile, mordedores, tapetes de EVA e outros;
  • Brinquedos para adultos: Funko Pop, jogos de cartas, carrinhos e mais.

Esses são apenas alguns exemplos, você pode escolher os produtos como preferir. Lembre-se de que existem muitas opções e que, ao focar em um nicho específico, as chances de sucesso são maiores. Já que, dessa forma, a sua loja será especializada em uma parte do mercado de brinquedos.

Quais são os brinquedos mais vendidos na internet?

Para te ajudar a escolher os brinquedos para vender, confira uma lista com os mais vendidos na internet:

  • UNO;
  • Boneca Baby Alive;
  • Boneca Lol;
  • Jogo Banco Imobiliário;
  • Pista de carrinho Hot Wheels;
  • Massinha Play-Doh.

Defina os canais de venda

Depois de escolher os brinquedos para vender, é hora de definir os canais de venda, que são os meios por onde você vai comercializar os produtos. Aqui, é preciso considerar onde o seu público-alvo prefere realizar compras. Além disso, vale a pena lembrar que você pode adotar diversos modelos de vendas.

Se preferir ficar no mundo offline, opte por abrir uma loja física ou expor os produtos em feiras da sua cidade ou até vender diretamente para amigos e familiares. É preciso ter em mente que dessa forma o público alcançado pela sua empresa será limitado. Além disso, é necessário levar em consideração gastos como aluguel ao abrir um espaço físico.

Já no mundo online, é possível criar uma loja virtual, vender pelas redes sociais e anunciar em marketplaces. Dessa forma, as pessoas podem ver os seus produtos em qualquer localidade, 24 horas por dia, sete dias por semana, o que aumenta as chances de efetuar vendas.

Se optar por criar um site de vendas, é fundamental escolher uma plataforma de e-commerce completa que possibilite a integração com diversos meios de pagamento e frete. Ter um e-commerce bem estruturado pode ajudar você a atrair mais clientes e gerar vendas.

Fique atento aos lançamentos

Novos brinquedos são lançados diariamente, por isso é preciso ficar atento ao que o mercado oferece de novidade para evitar que a sua loja fique para trás, desatualizada.

Além disso, os novos brinquedos tendem a virar moda rapidamente, então, para estar por dentro das novidades, acompanhe canais no YouTube que fazem unboxing de brinquedos. Também fique ligado nos lançamentos publicados no exterior, já que as novidades chegam primeiro em países como os Estados Unidos.

Por fim, fique antenado ao cinema e às séries televisivas, uma vez que muitas produções originam vários brinquedos. É o caso dos filmes da Marvel com os super-heróis e os filmes da Disney com as princesas.

Aproveite datas comemorativas

Ao optar por vender brinquedos é necessário estar atento a determinadas sazonalidades, como Dia das Crianças, Natal e Black Friday, já que nessas datas a demanda por brinquedos cresce bastante.

Por isso, tenha em mãos um calendário comercial e se prepare para essas ocasiões especiais abastecendo o estoque, lançando promoções, apostando no desconto progressivo e em cupons. No comércio de brinquedos, algumas datas comemorativas são ótimas oportunidades para aumentar as vendas, então vale a pena aproveitar a oportunidade.

Cumpra as regras do Inmetro e da publicidade infantil

Todos os brinquedos vendidos no território nacional precisam do selo do Inmetro. Para obtê-lo, os itens passam por diversos tipos de testes que têm como objetivo identificar possíveis riscos ao público infantil.

Depois que o brinquedo passa em todos os testes e é considerado seguro, o selo do Inmetro é obtido. Uma loja que vende produtos sem o selo pode ser multada e ter a mercadoria apreendida.

Outra legislação que envolve as lojas de brinquedos é a proibição da publicidade infantil, ou seja, realizar qualquer tipo de divulgação focada na criança com objetivo de vender produtos. Então, ao criar estratégias de marketing para a sua loja de brinquedos, é necessário ficar atento e seguir as regras contidas na resolução 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Respeite as regras de licenciamento

Alguns produtos só podem ser vendidos por distribuidores autorizados. Isso porque é necessário respeitar as questões jurídicas ligadas ao pagamento de royalties (valor cobrado pelo proprietário de uma marca para permitir a comercialização) e também aos direitos de imagem.

Então, fique atento no momento de definir os produtos vendidos em sua loja virtual e verifique se algum tipo de licença será necessária.

Defina os fornecedores

Uma etapa muito importante no momento de vender brinquedos é escolher bons fornecedores. Isso porque a qualidade dos produtos oferecidos impacta diretamente nas suas vendas. Então, vale a pena dedicar um tempo nesta etapa e optar por fornecedores com produtos de qualidade e preços justos.

Fonte: https://www.nuvemshop.com.br/

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Como montar uma loja de roupas para bebês de sucesso? https://curso.constroiweb.com.br/?p=9377 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9377#respond Wed, 14 Dec 2022 17:24:07 +0000 https://curso.constroiweb.com.br/?p=9377 Se você quer ter um negócio próprio de sucesso, talvez seja interessante aprender como montar uma loja de roupas para bebês. Isso porque esse nicho pode ser muito atrativo em termos de faturamento e atração de um público-alvo altamente qualificado e fidelizado. Então, se você ficou interessado nesse modelo de negócio, continue neste conteúdo, porque vamos te explicar tudo o […]

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Se você quer ter um negócio próprio de sucesso, talvez seja interessante aprender como montar uma loja de roupas para bebês. Isso porque esse nicho pode ser muito atrativo em termos de faturamento e atração de um público-alvo altamente qualificado e fidelizado.

Então, se você ficou interessado nesse modelo de negócio, continue neste conteúdo, porque vamos te explicar tudo o que você precisa saber. Vem com a gente! ????

1. Formalize o seu negócio

Em primeiro lugar, antes de criar a sua loja de roupas para bebês, é fundamental que você formalize o seu negócio para evitar eventuais problemas com a Receita Federal. Nesse sentido, o recomendado é que você contrate, por exemplo, uma empresa de contabilidade para te ajudar nesse início.

Isso porque você terá que lidar com burocracias, como a abertura de um CNPJ, licenciatura do estabelecimento e outras questões que podem surgir com o tempo.

2. Escolha o local da sua loja

Depois que o seu negócio já está formalizado, é hora de escolher cuidadosamente o local onde sua loja será instalada. Nesse passo, opte por avenidas movimentadas e/ou já conhecidas tradicionalmente por contarem com comércios.

Claro, shoppings também são muito bem-vindos no que diz respeito à questão da infraestrutura, segurança e comodidade. No entanto, os preços podem ser um pouco mais caros, então você precisará analisar o que é melhor para o seu negócio.

Crie um e-commerce

Agora, caso você também escolha vender no meio digital, é importante — e profissional — criar uma loja virtual. Isso porque ela te oferece todos os recursos necessários para que a sua empresa tenha uma maior visibilidade.

Além disso, entre os benefícios de um e-commerce encontra-se o fato de que o negócio pode ficar aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, são menores as chances de que você perca vendas.

3. Escolha os produtos que você vai vender

Escolher os produtos que você irá comercializar no seu negócio é uma tarefa muito importante, porque isso definirá o futuro da empresa. Então, para essa etapa dedique um tempo especial junto à sua equipe e não se esqueça de fazer uma análise de mercado para entender as tendências do ano.

Por exemplo, tratando-se de uma loja de roupas para bebês, você já tem uma ideia de quais são os produtos. Sendo assim, é importante focar em marcas de vestuário que sejam de boa qualidade e tenham um bom custo-benefício para revenda.

Porém, tudo depende de como você quer que o seu negócio chegue para as pessoas. Por isso, pergunte-se: é uma loja de roupas caras ou populares? Ao responder essa pergunta, você terá um direcionamento maior para decidir os produtos da loja.

4. Tenha um fornecedor de confiança

Encontrar um bom fornecedor é muito importante, porque sem ele você fica sem mercadoria. Então, certifique-se de fazer uma boa pesquisa de mercado e feche uma parceria com um profissional confiável e, claro, que trabalhe com bons produtos.

5. Divulgue seu negócio nas redes sociais

As redes sociais podem ser as melhores amigas da sua loja de roupas — claro, se você souber usá-las corretamente. Por isso, certifique-se de divulgar o seu negócio com recorrência em mídias como o Instagram, Facebook e TikTok, caso o seu público-alvo esteja presente nelas.

6. Faça promoções eventualmente

As promoções são uma maneira de atrair um público completamente novo para o seu negócio. Além disso, também é uma oportunidade de você vender aqueles produtos que estão parados no estoque, por exemplo.

Por isso, se você quiser abrir uma loja de roupas para bebês online é muito importante fazer promoções e oferecer descontos para que as suas vendas se mantenham altas.

Fonte: https://www.nuvemshop.com.br/

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