Marketing compliance \u00e9 um termo cada vez mais recorrente entre especialistas, entusiastas e profissionais da publicidade, da propaganda e do marketing.
Estas diretrizes impactam diretamente as campanhas de marketing, publicidade e propaganda e o modo como empresas em geral lidam com informa\u00e7\u00f5es e dados pessoais de seus usu\u00e1rios e\/ou consumidores.
Mas o que \u00e9 marketing compliance, exatamente?
Neste artigo, daremos uma explica\u00e7\u00e3o mais racional e profunda sobre o tema e a import\u00e2ncia da aplica\u00e7\u00e3o destes conceitos nas ferramentas, campanhas e estrat\u00e9gias de marketing atuais.<\/p>\n\n\n\n
O modo como as empresas, organiza\u00e7\u00f5es e prestadores de servi\u00e7os lidam com os dados de seus usu\u00e1rios \u00e9 cada vez mais foco de debates e de regulamenta\u00e7\u00f5es governamentais sobre a coleta, o uso e as a\u00e7\u00f5es realizadas com estas informa\u00e7\u00f5es pessoais.
E n\u00e3o se trata de conceitos e normas opcionais: h\u00e1 v\u00e1rios pa\u00edses, inclusive o Brasil (com a LGPD \u2013\u00a0Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados), onde h\u00e1 legisla\u00e7\u00e3o sobre o tema.
A preocupa\u00e7\u00e3o com privacidade online j\u00e1 faz com que muitas pessoas, por exemplo, limitem sua exposi\u00e7\u00e3o em plataformas de m\u00eddias sociais, al\u00e9m de recorrer a servi\u00e7os de VPN (sejam em op\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os\u00a0pagos de VPN ou de op\u00e7\u00f5es VPN gr\u00e1tis), tanto para evitar publicidade indesejada quanto para preservar mais o sigilo das informa\u00e7\u00f5es pessoais e atividades online.<\/p>\n\n\n\n
Usar os meios digitais para promover seu nome, produto e servi\u00e7o \u00e9 algo essencial nas din\u00e2micas contempor\u00e2neas. Mas esque\u00e7a velhas pr\u00e1ticas.
Quem ainda pensa em inserir in\u00fameros endere\u00e7os de e-mail aleat\u00f3rios para seguir estrat\u00e9gias que mais se adequam como spam do que como propaganda profissional n\u00e3o est\u00e1 preparado para seguir as novas tend\u00eancias e realidades.
As publicidades n\u00e3o devem ser invasivas, mas devem respeitar o consentimento dos usu\u00e1rios e as novas diretrizes para um tratamento mais \u00e9tico e transparente das informa\u00e7\u00f5es e dados das pessoas.<\/p>\n\n\n\n
De forma direta,\u00a0marketing compliance\u00a0se refere a uma s\u00e9rie de leis regulat\u00f3rias com o objetivo de proteger cidad\u00e3os e consumidores contra o uso fraudulento e invasivo de suas informa\u00e7\u00f5es.
Os \u00f3rg\u00e3os reguladores tamb\u00e9m protegem os direitos de privacidade dos consumidores atrav\u00e9s do monitoramento do modo como as empresas e grupos coletam, armazenam e usam as informa\u00e7\u00f5es e dados de seus consumidores.
Resumidamente, podemos entender marketing compliance como um conjunto de normas, regras, leis, pr\u00e1ticas e a\u00e7\u00f5es que visam atender exig\u00eancias mais r\u00edgidas para um tratamento mais \u00e9tico, profissional e transparente das informa\u00e7\u00f5es pessoais.<\/p>\n\n\n\n
H\u00e1 todo um conjunto de regras e leis que, dependendo do pa\u00eds, s\u00e3o bastante extensas. Mas o marketing compliance pode ser sintetizado em cinco diretrizes principais que todo marketing deve seguir: As pessoas se importam cada vez mais com a prote\u00e7\u00e3o de seus dados. Empresas que n\u00e3o adotam uma postura \u00e9tica em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s informa\u00e7\u00f5es dos consumidores sofrem as consequ\u00eancias disto, com an\u00e1lises extremamente negativas. Fonte: <\/strong>https:\/\/www.profissionaldeecommerce.com.br\/<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Marketing compliance \u00e9 um termo cada vez mais recorrente entre especialistas, entusiastas e profissionais da publicidade, da propaganda e do marketing.Estas diretrizes impactam diretamente as campanhas de marketing, publicidade e propaganda e o modo como empresas em geral lidam com informa\u00e7\u00f5es e dados pessoais de seus usu\u00e1rios e\/ou consumidores.Mas o que \u00e9 marketing compliance, exatamente?Neste […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":9250,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[42],"tags":[],"class_list":["post-9246","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-blog"],"yoast_head":"\n
1. Total transpar\u00eancia sobre rela\u00e7\u00f5es com influencers<\/em>:<\/strong> influenciadores digitais s\u00e3o parte fundamental de muitas das estrat\u00e9gias de marketing que levam em conta as novas din\u00e2micas nas redes. Tenha total transpar\u00eancia sobre a rela\u00e7\u00e3o de patroc\u00ednio e publicidade e os influenciadores digitais contratados para isto;
2. Forne\u00e7a acesso aos detalhes e custos dos produtos e servi\u00e7os:<\/strong> \u00e9 essencial fornecer n\u00e3o s\u00f3 aos consumidores, mas a todos os visitantes as informa\u00e7\u00f5es sobre os produtos e servi\u00e7os, evitando que eles sejam induzidos ao erro por omiss\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es ou informa\u00e7\u00f5es incorretas;
3. N\u00e3o omita riscos associados aos seus produtos e servi\u00e7os<\/strong>: propaganda pressup\u00f5e divulga\u00e7\u00e3o de pontos positivos para convencer consumidores a adquirir produtos e servi\u00e7os, mas \u00e9 essencial deixar expl\u00edcito \u00e0s pessoas quaisquer riscos envolvidos na aquisi\u00e7\u00e3o e uso dos produtos e servi\u00e7os, zelando pela integridade e seguran\u00e7a das pessoas;
4. Cite fontes quando usar conte\u00fado de terceiro<\/strong>s: antes de usar conte\u00fado que n\u00e3o seja de sua pr\u00f3pria autoria, \u00e9 essencial obter consentimento, permiss\u00e3o e autoriza\u00e7\u00e3o para usar conte\u00fado de terceiros, respeitando as regras de direitos autorais e dando as devidas fontes aos criadores do conte\u00fado usado;
5. Acompanhe e gerencie os processos<\/strong>: as realidades e necessidades sociais est\u00e3o em constante mudan\u00e7a, assim como as novas tecnologias e din\u00e2micas, ent\u00e3o \u00e9 essencial acompanhar os processos e garantir que eles se adequam a estas novas realidades sociais e exig\u00eancias legais.<\/p>\n\n\n\nMarketing compliance n\u00e3o \u00e9 algo a se ignorar<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
\u00c9 muito dif\u00edcil construir uma imagem consolidada para o nome de uma pessoa ou de uma empresa, mas \u00e9 extremamente f\u00e1cil e r\u00e1pido perder todo tra\u00e7o de confian\u00e7a diante do p\u00fablico.
Em resumo, ou as empresas se adaptam \u00e0s novas regras de compliance ou enfrentam consequ\u00eancias, tanto legais quanto de mercado, diante da neglig\u00eancia destas novas exig\u00eancias e realidades.<\/p>\n\n\n\n